10 julho 2007

1º lugar no Rodeio da APAE

As imagens dizem tudo. Esse é o melhor troféu ganho pelo grupo: O brilho nos olhos e o sorriso dessas crianças e adolescentes...

























































































05 julho 2007

Curso de Tradicionalismo

A mesa condutora da Aula Inaugural: da esquerda para a direita Nico Fagundes, Nei Machado e Manoelito Savaris.



O Presidente do IGTF, Manoelito Savaris




GAF Novo Rumo presente: Juarez, Valter e Lair.

04 julho 2007

Aula Propedêutica

Mais de 100 pessoas inscreveram-se para o Curso “Nico Fagundes” de Cultura Gaúcha, que começou ontem à noite, no Galpão Jaime Caetano Braun, do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.
A aula propedêutica contou com a participação de Antônio Augusto Fagundes, o Tio Nico, e do presidente do IGTF, Manoelito Savaris. Fagundes explanou sobre a importância do folclore e da tradição para a preservação da cultura e da história dos povos, destacando a grandiosidade do tradicionalismo não só no Rio Grande do Sul, mas também fora dele. Savaris abordou os principais fatos da História do Estado, da Revolução Farroupilha até a Legalidade, mostrando como tais acontecimentos repercutem na formação das sociedades ainda hoje.
Serão 16 encontros, sempre às terças feiras, das 18h30 às 21h30. Na próxima semana, Ivo Benfatto trabalha como tema os Símbolos Oficiais, discorrendo sobre o brasão, hino, bandeiras e outros símbolos. O curso terá ainda como palestrantes Luis Augusto Fischer, Paixão Côrtes, Jarbas Lima, Alexandre Ourique, Tércio Praxedes, Paula Simon, entre outros.
Ficou com curiosidade para saber o que é aula propedêutica? Segundo o dicionário Michaelis, significa estudo ou instrução preparatória. Parabéns ao IGTF!!
O GAF Novo Rumo se faz presente nesse curso com o Valter, a Lair, a Liane e o Juarez.

Obtido em http://www.mtgrs.blogspot.com/

02 julho 2007

Tradição em Movimento

Pela terceira vez consecutiva, o músico Erlon Péricles é o autor da música-tema da Semana Farroupilha, maior festa popular do Rio Grande do Sul. A canção Tradição em Movimento, composta em parceria com o músico uruguaianense Duca Duarte, foi a selecionada pela Comissão Avaliadora, formada pelos músicos Paulinho Pires e Carlos Madruga e pelo presidente do IGTF, Manoelito Carlos Savaris, para representar o evento em 2007.A letra acompanha o tema anual “Assim se movimentou o gaúcho”, resgatando os meios de transporte utilizados em nosso Estado, desde a época indígena até os dias de hoje. Com refrão forte, a composição lembra do cavalinho-de-pau aos navios usados na revolução, assim como veículos motorizados, como caminhões e trens. “Procuramos cumprir a proposta do concurso, apresentando uma canção que seja de fácil entendimento para o público”, comenta Péricles.Tão logo a música seja gravada, o que deve ocorrer ainda esta semana, será disponibilizada para download no www.semanafarroupilha.com.br, site oficial do evento. “Nossa intenção é que as pessoas cheguem ao desfile já cantando a música, que ela mostre a importância que o evento já tem para o Rio Grande do Sul”, destaca o presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Manoelito Carlos Savaris. A Comissão estuda o projeto de lançar um CD com as cinco composições já feitas para o evento.

Tradição em Movimento
Vai o gaúcho avançando pelo tempo
Alma Charrua que sempre anda pra frente
Traz na bagagem a coragem da sua história
A força e a fé que movimenta nossa gente
Vem a cavalo repontando o gado manso
Vai na Canoa remando o próprio-destino...
O trote largo de um cavalinho-de-pau
Levanta a poeira dos anseios de menino.
O barco a vela que navega as esperanças
Sonho farrapo carregado no Seival
Uma carreta riscando o verde do pampa
Vem pelo tempo trazendo nosso ideal
Nas carruagens, nas aranhas, nas charretes...
A flor gaúcha vem trazendo o seu valor
Um caminhão transporta sonhos pro futuro
Em mil cavalos encilhados num motor.
Alicerçado num destino em movimento
Vem o gaúcho sempre abrindo novas trilhas
O trem da história traz o orgulho das conquistas
Que hoje exaltamos na Semana Farroupilha.

Texto obtido no Blog do MTG: http://mtgrs.blogspot.com/2007_06_01_archive.html